eClassica -Títulos

 

A

 
“A Actividade Aédica de Helena” | Ana Alexandra Sousa (n.º 16, 1990, p. 19)
“A Arqueologia e O Ensino do Latim: Algumas Sugestões” | Carlos Fabião (n.º 18, 1992, p. 135)
“A Aurora e o Crepúsculo: Visões Ocidentais de um Poeta no Estrangeiro” | João Beato (n.º 22, 1997, p. 231)
“A Celebração da Hispânica: da Distância ao Sonho e do Interesse ao Afecto” | Aires Nascimento (n.º 22, 1997, p. 5)
“A Dolonia: Interlúdio, sim ou não?” | Ana Paula Martins da Fonseca, Maria Leonor Santa Bárbara de Carvalho (n.º 9, 1982, p. 5)
“À espera da Reforma…” | Aires Nascimento, António R. Almeida, Custódio Magueijo, J. A. Segurado e Campos, V. Jabouille (n.º 2, 1977, p. 73)
"A excelência heróica na luta contra o dragão: um motivo épico no romance bizantino Calímaco e Crisórroe" (SN, n.º 1, p. 82)
“A Expressão Escrita na Iniciação ao Latim” | Isaltina Martins (n.º 18, 1992, p. 59)
“A Hospitalidade em Homero” | Joaquim Lourenço de Carvalho (n.º 4, 1978, p. 71)
“A Leitura Funcional na Didáctica das Línguas Clássicas” | Serafim Sequeira (n.º 18, 1992, p. 195) 
“A Leitura no Processo de Ensino/Aprendizagem das Línguas Clássicas” | Manuel S. Rodrigues (n.º 18, 1992, p. 223) 
“A Propósito dos Jogos Para... Límpicos (!)” | Custódio Magueijo (n.º 25, 2006, p. 167)
“A Mediatio Mortis nas Tragédias de Séneca” | Cristina de Sousa Pimentel (n.º 23, 1999, p. 27) 
“A Morte Heróica: Transfigurar a Vida pela Meditação na Morte” | José Pedro Serra (n.º 24, 2002, p. 7)
“A Perfeição — um conto de Eça de Queirós” | Manuel Alexandre Júnior (n.º 4, 1978, p. 41) 
“A Phèdre de Racine e os seus modelos clássicos” | Maria do Céu N. Faria (n.º 10, 1983, p. 23) 
“A «Pietas» de Lauso, de Turno e de Eneias” | João Beato (n.º 16, 1990, p. 63)
“A problemática da justiça de Zeus n’O Prometeu de Ésquilo” | Manuel Alexandre Júnior (n.º 3, 1978, p. 47) 
“A Problemática da Vida na “Visita das Fontes” de D. Francisco Manuel de Melo” | João Beato (n.º 13, 1986, p. 149) 
“A Proposta de Reorganização dos Planos Curriculares dos Ensinos Básico e Secundário: I. Posição da Faculdade de Letras de Lisboa” | (n.º 15, 1988, p. 101) 
“A Proposta de Reorganização dos Planos Curriculares dos Ensinos Básico e Secundário: II. Que futuro para o Latim e o Grego à luz da Proposta?” | Cristina de Sousa Pimentel (n.º 15, 1988, p. 107)
“A querela do Latim” | Claude Lennie e Jacques Cellard (n.º 6, 1980, p. 47)
"A representação da morte de Astíanax na Literatura Clássica" | Joaquim Pinheiro (SN, n.º 2, 2016, p. 56)
“A Situação actual do ensino das Línguas Clássicas na Europa. Áustria" | Robert Muth (n.º 14, 1987, p. 18) 
“A Situação actual do ensino das Línguas Clássicas na Europa. Bélgica” | Josef Veremans (n.º 14, 1987, p. 38) 
“A Situação actual do ensino das Línguas Clássicas na Europa. Dinamarca” | Finn Jorsal (n.º 14, 1987, p. 47) 
“A Situação actual do ensino das Línguas Clássicas na Europa. França” | Robert Schilling (n.º 14, 1987, p. 24) 
“A Situação actual do ensino das Línguas Clássicas na Europa. Grécia” | Daniel Jacob (n.º 14, 1987, p. 10) 
“A Situação actual do ensino das Línguas Clássicas na Europa. Holanda” | Anton D. Leeman (n.º 14, 1987, p. 21) 
“A Situação actual do ensino das Línguas Clássicas na Europa. Itália” | Carlo Santini (n.º 14, 1987, p. 13) 
“A Situação actual do ensino das Línguas Clássicas na Europa. Jugoslávia” | Marijan Brucic (n.º 14, 1987, p. 36) 
“A Situação actual do ensino das Línguas Clássicas na Europa. Reino Unido” | John V. Muir (n.º 14, 1987, p. 28) 
“A Situação actual do ensino das Línguas Clássicas na Europa. República Federal Alemã” | Kjeld Matthiessen (n.º 14, 1987, p. 42) 
“A Situação actual do ensino das Línguas Clássicas na Europa. Suíça” | André Schneider (n.º 14, 1987, p. 32) 
“A Situação actual do ensino das Línguas Clássicas na Europa. Prefácio" | (n.º 14, 1987, p. 7) 
“A Situação actual do ensino das Línguas Clássicas na Europa. Posfácio" | (n.º 14, 1987, p. 51) 
“A situação do Grego no Ensino Secundário” | Maria do Céu Faria (n.º 9, 1982, p. 84) 
“A Situação do Latim I nos Cursos Universitários de Português/Inglês e de Português/Alemão” | Maria Teresa Schiappa de Azevedo (n.º 20, 1994, p. 199) 
“A Sofística e a Educação Ateniense no séc. V a.C.” | Adriana Freire Nogueira (n.º 23, 1999, p. 87)
“A Taxonomia dos objectivos da disciplina de latim” | A. de Block, A. Louwyck, L. Martens, C. Brusselmans-Dehairs (n.º 11, 1984, p. 5)
“A Tempestade: Visões Ocidentais de um Tema Clássico. Exploração Didáctica numa Perspectiva Intertextual” | Fernando Lemos (n.º 22, 1997, p. 69) 
“A Utilização dos Textos Epigráficos no Ensino da Língua Latina” | Amílcar Guerra (n.º 18, 1992, p. 145)
“A Viagem na Antiguidade: Uma Proposta Didáctica” | Marília P. Futre, Vítor Ruas (n.º 20, 1994, p. 319)
“A visão dantesca de Ulisses e a sua integração numa concepção de Inferno” | João Daniel Lourenço (n.º 15, 1988, p. 52) 
“Actualidade Pedagógica das Cartas de Clenardo” | Fernando Lemos (n.º 20, 1994, p. 169)
“Algumas Ideias sobre o Compêndio de Latim para o 2.º Ano de Aprendizagem” | António Afonso Borregana (n.º 20, 1994, p. 351)
"Algunas consideraciones sobre el Papiro de Filina (P. Amh. 11 y P. Berol. 7504)" | Ana Isabel Baptista Sánchez (SN, n.º 3, 2017, p. 1-7)
“Alguns aspectos da materialização de mitologia clássica na literatura barroca” | Victor Jabouille (n.º 16, 1990, p. 77)
"Amor y guerra en la tragedia de Sófocles" | Carmen Morenilla Talens (SN, n.º 2, 2016, p. 16)
“Amor e Retórica no Fedro de Platão” | Frederico Lourenço (n.º 19, 1993, p. 11)
“Análise estrutural do conto A Perfeição de Eça de Queirós” | Marília Pulquério Futre (n.º 4, 1978, p. 19)
“Análise Mecânica do Texto (TACT)” | António Rodrigues de Almeida (n.º 20, 1994, p. 211)
“Análise semiótica do conto A Perfeição | Ildo da Rocha Silva (n.º 4, 1978, p. 55)
"Appunti per una nuova edizione di Properzio" | Arcangela Cafagna (SN, n.º 1, 2015, p. 8)
"Apresentação" | Victor Jabouille (PRC, n.º 2, 1990, p. IV)
“Apresentação de um vocabulário de base do latim (Publicado pelo Laboratório de Análise Estatística das Línguas Antigas da Universidade de Liège)” | (n.º 11, 1984, p. 21)
"Aristófanes, As Nuvens" | Maria Isabel Rebelo Gonçalves (n.º 19, 1993, p. 203) 
“Aristófanes Crítico da Poesia” | Maria de Fátima Silva (n.º 24, 2002, p. 37)
"Aristóteles: A História da Filosofia e o Método da Filosofia" | Maria José Figueiredo (n.º 21, 1996, p. 115)
“As aulas de Grego no Ensino Secundário” | Victor J. V. Jabouille (n.º 9, 1982, p. 47)
“As Línguas Clássicas” | Aires Nascimento (n.º 18, 1992, p. 9)
“As Metamorfoses do Latim: da «Ginástica Intelectual» ao «Latim para Retardados»” | Cristina de Sousa Pimentel, Ana Paula Patrão, Abel Nascimento Pena (n.º 20, 1994, p.105)
“As Primeiras Aulas de Latim: Sugestões” | Maria Gualdina Teixeira Lopes, Zacarias Nascimento, Alexandra Mariano, Catarina Pio Lima, Helena Henriques (n.º 18, 1992, p. 39) 
“As Vítimas da Guerra na Eneida de Vergílio” | Cristina Santos Pinheiro (n.º 25, 2006, p. 51) 
"Aspetti di politica sociale del principato di Settimio Severo" | Francesco Mongelli (SN, n.º 3, 2017, p. 56-69)
“Asterix, ou uma possibilidade de utilização da banda desenhada no ensino do latim” | V. Jabouille (n.º 2, 1977, p. 57) 
"Audissima caedis et uiolenta fuit: scires e sanguine natos. Introduzindo reflexões sobre a problemática da violência na Antiguidade e no Medievo" | Maria Cristina de Sousa Pimentel, Nuno Simões Rodrigues (SN, n.º 2, 2016, p. IV)
 
 
 

B

 
“Baquílides 11: Arquitectura de um Epinício” | J. A. Segurado e Campos (n.º 21, 1996, p. 7)
“Braga: um Centro de Cultura no Ocidente Hispânico do Séc. VI” | Arnaldo do Espírito Santo (n.º 22, 1997, p. 121)
"Breves palavras de abertura..." | Victor Jabouille (n.º 23, 1999, p. 5)
"Bibliografia" (n.º 6, 1980, p. 65)

 

C

 
“Calpúrnio: Um poeta a quem os Deuses não sorriram” | João Beato (n.º 24, 2002, p. 119)
“Carta Aberta a S. Ex.cia o Sr. Ministro da Educação” | (n.º 3, 1978, p. 71)
"Castilho e os Clássicos: tradução e bom gosto" | Ricardo Nobre (SN, n.º 1, 2015, p. 91)
“Cidadania Clássica e Cidadania Democrática” | José Ribeiro Ferreira (n.º 25, 2006, p. 7)
“Cidades Hispânicas no Ordo Vrbium Nobilium de Ausónio: uma Proposta Didáctica” | Frederico Lourenço (n.º 22, 1997, p. 63) 
“«Colloquium didacticum Classicum XII Salisburgense» — Salsburgo, 26–30 de Setembro de 1988 — Relatório de participação” | Aires Nascimento (n.º 16, 1990, p. 101)
“Comentário a um texto” | Maria Alice Duarte (n.º 1, 1977, p. 93) 
"Commentare l'Ars Donati attraverso l'Ars Prisciani in età carolingia: il caso dell'Ars Rivipullensis" | Daniela Galllo (SN, n.º 4, 2018, p. 26)
“Compostos em -metro a propósito de parquímetro (parcómetro?)” | Custódio Magueijo (n.º 24, 2002, p. 277)
“Concvrsvs verborvm” | António Rodrigues de Almeida (n.º 20, 1994, p. 125) 
“Considerações em torno de uma Carta de Cícero: ad Familiares, XIV, 7” | António Mateus Vilhena (n.º 20, 1994, p. 111) 
“Contributo para uma abordagem de Plínio-o-Moço” | António Mateus Vilhena (n.º 18, 1992, p. 91) 
“Contributo para uma leitura da Eneida mediante a análise da figura de Eneias” [Versão Classica] [Versão Estudos sobre a Eneida] | Arnaldo do Espírito Santo (n.º 11, 1984, p. 77 | PRC, n.º 2, 1990, p. 87) 
“Cultura Clássica: factor de união ou de desunião?” | Maria Cristina de Castro-Maia de Sousa Pimentel (n.º 19, 1993, p. 5)
 
 

D

 
“Da Inactualidade da Cultura Clássica” | José Pedro Serra (n.º 18, 1992, p. 127)
“Da Lei de Bases À Escola do Currículo” | Fernando Lemos (n.º 18, 1992, p. 107)
“Dáfnis e Cloe, romance de Longo” | Orlando de Figueiredo Farinha (n.º 4, 1978, p. 79)
“De Ciro a Xerxes — Os Reis Persas e o Sonho de um Império nas Histórias de Heródoto” | Cristina Abranches Guerreiro (n.º 24, 2002, p. 59)
Delirant Isti Hispani ou uma Maneira Demasiado Simplista de Ver a Península Ibérica” | João Manuel Nunes Torrão (n.º 22, 1997, p. 103) 
“Desafios Postos aos Docentes de Latim” | Joana de Barros (n.º 18, 1992, p. 153)
 
"Did Paul the Apostle call Christians to use violence? A theological meaning of agon in pauline epistles" | Anna Rambiert-Kwaśniewska (SN, n.º 2, 2016, p. 97)
“Didáctica das Línguas Clássicas ― Experiência e Propostas” | Carlos Alberto Simão (n.º 18, 1992, p. 173)
“Didáctica de uma estrutura trágica: a Castro de António Ferreira” | Raul Pissarra (n.º 13, 1986, p. 129)
“Do Amor à Solidão, o Passo Breve” | Maria Cristina de Castro-Maia de Sousa Pimentel (n.º 17, 1991, p. 51)
“Do Latim ao Português: Breve Abordagem da Problemática da Tradução” | Ana Alexandra de Sousa (n.º 20, 1994, p. 343)
“Do Latim Como Forma de Prazer: Duas Sugestões para a Aula de Latim” | Luís Cerqueira (n.º 19, 1993, p. 55)
“Do Sucesso de uma Exposição” | Maria Cristina de Castro-Maia de Sousa Pimentel (n.º 17, 1991, p. 69)
“Dos Quatro Ventos”: Salvar a Acrópole; Otium et Pax em Plínio o Moço; A Língua Lusitana; Em Defesa das Línguas Clássicas no Ensino Secundário; Curso de Codicologia e Iluminura | (n.º 6, 1980, p. 51)

 

E

 
“E o Latim: não se pode exterminá-lo?” | Victor Jabouille (n.º 20, 1994, p. 145)
"Editorial: A distância, a recuperação, o jogo" | Aires Augusto Nascimento (n.º 6, 1980, p. 3)
“Editorial: A opção pelos clássicos: uma experiência assumida em Joaquim Lourenço de Carvalho” | Aires Nascimento (n.º 12, 1985, p. 3)
"Editorial: Comemorar Virgílio - No Bimilenário da sua morte" | (n.º 8, 1982, p. 3)
“Editorial: Escola Portuguesa — A procura de um espaço: legítimo, contestado, consentido” | Aires Nascimento (n.º 7, 1981, p. 3)
“Editorial: Fénix ou da esperança e do ensino do latim” | Victor Jabouille (n.º 14, 1987, p.3)
"Editorial: Graecum est" | Aires Nascimento (n.º 9, p. 3)
“Editorial: Homo Litteratus” | Aires Nascimento (n.º 10, 1983, p. 3)
“Editorial: Regressamos ao Latim?” | Aires Nascimento (n.º 11, 1984, p. 3)
“Editorial” | Victor Jabouille (n.º 13, 1986, p. 3)
“Editorial: Tempora mutantur” | Victor Jabouille (n.º 15, 1988, p. 3)
"El manuscrito original y la edición definitiva del De Ulixis Erroribus" | Juan Bautista Juan López (SN, n.º 4, 2018, p. 53)
"El uso de la violencia en contexto sanitario durante la Antigüedad romana" |  María Ángeles Alonso Alonso (SN, n.º 2, 2016, p. 76)
“Electre et la Haine, ou Comment Lire un Texte Dramatique” | Freddy Decreus (n.º 20, 1994, p. 289)
“Elementos Para um Curso Elementar de Grego” | Cristina Abranches (n.º 18, 1992, p. 205)
“Em torno do Anfitrião” | J. A. Segurado e Campos (n.º 24, 2002, p. 101)
“Eneias ou o Homem em Busca de Si Mesmo” [Versão Classica] [Versão Estudos sobre a Eneida]| Maria Cristina de Castro-Maia de Sousa Pimentel (n.º 12, 1985, p. 5 | PRC, n.º 2, 1990, p. 123)
“Enseignement des textes techniques latins” | Ph. Fleury (n.º 17, 1991, p. 19)
“Ensino do Latim e Modelos de Competência: o Aluno Formado pela Ratio Studiorum e pelas nossas Escolas” | José Sílvio M. Fernandes (n.º 20, 1994, p. 265) 
“Epitáfios latinos (em verso e prosa) no Túmulo de D. Afonso Henriques, em Coimbra” | José Geraldes Freire (n.º 20, 1994, p. 255) 
“Era Verão, em Pompeios...” | Maria Cristina de Castro-Maia de Sousa Pimentel (n.º 19, 1993, p. 175)
“Etimologia da Leitura” | J. A. Segurado e Campos (n.º 20, 1994, p. 61)
“Eu, Professor de Latim: Hoje e Amanhã” | Victor Jabouille (n.º 19, 1993, p. 37)
"Exemplaridad y senectus en las Metamorfosis de Ovidio: el caso de Philemon y Baucis" | Alessia Maria Scalera (SN, n.º 4, 2018, p. 94)
“Experiências de Trabalho em Didáctica das Línguas Clássicas” | Adelmo Junqueiro (n.º 18, 1992, p. 115)
“Expressões da Morte na Mitologia Grega” | Victor Jabouille (n.º 23, 1999, p. 47)
 
 

F

 

“Filologia Clássica — Perspectivas actuais” | Manuel R. Ribeiro (n.º 2, 1977, p. 69)
“Filologia Clássica; que futuro?” | M. Ramos Ribeiro (n.º 1, 1977, p. 111)
“Formação de Professores de Latim: Uma Perspectiva Universitária” | Victor Jabouille (n.º 18, 1992, p. 121)

 
 

G

 
Gemus Hominum ut Invisum Deis, A representação dos Judeus na Roma Imperial: O exemplo de Tácito” | Rodrigo Furtado (n.º 24, 2002, p. 137) 
“Genethliacon” | Frederico Lourenço, Paulo Farmhouse Alberto (n.º 24, 2002, p. 321)
"Giánnos Ritsos" | Maria Cristina de Castro-Maia de Sousa Pimentel (n.º 19, 1993, p. 205)
“Gilbert Durand: O novo espírito antropológico ou a importância do mito” | Victor Jabouille (n.º 7, 1981, p. 33)
 
 

H

 
"Hacia una edición del Commentum Brunsianum a Terencio" | Enara San Juan Manso (SN, n.º 3, 2017, p. 70-77)
“Hagiografia Medieval Hispânica: Realidade e Construção” | André Simões (n.º 25, 2006, p. 113)
"Historical genre and warrior violence in the early Middle Ages" | Neri de Barros Almeida (SN, n.º 2, 2016, p. 106)
“«Houveram pessoas... Mas já não hão!»” | Custódio Magueijo (n.º 25, 2006, p. 173)
 

I

 
"I papiri dei discorsi 'Filippici' di Demostene" | Francesca De Robertis (SN, n.º 1, 2015, p. 15)
"I problemi della tradizione indiretta: il frammento 1 Bl. di Furio Bibaculo" | Arcangela Cafagna (SN, n.º 1, 2015, p. 1)
“Idades do Mundo e Utopia” | Arnaldo do Espírito Santo (n.º 24, 2002, p. 219) 
"Idiosincrasia de Melania la Joven: algunas percepciones de una mujer cristiana modélica" | Oihana Carrasson Torrontegui (SN, n.º 4, 2018, p. 8)
“Ifigénia em Áulis: A Comédia da Inocência” | Marina Azevedo (n.º 24, 2002, p. 15)
“Inferência Lógica e Descrição Linguística, Estudo dum Grupo Sintagmático em Latim (construções simétricas)” | Custódio Magueijo (n.º 21, 1996, p. 95) 
“Informação Bibliográfica” | Maria Cristina de Castro-Maia de Sousa Pimentel (n.º 16, 1990, p. 113) 
“Informação Bibliográfica” | Maria Cristina de Castro-Maia de Sousa Pimentel (n.º 19, 1993, p. 201) 
“Informática e Estudo do Texto” | Marc Stielau (n.º 20, 1994, p. 75) 
“Instantâneos” | Cristina Maria Negrão Abranches, Maria da Consolação Pires Teixeira (n.º 9, 1982, p. 93) 
“Instrumentos de Ensino das Línguas Clássicas: uma Proposta para Futuros Manuais Escolares” | João Silva Soares (n.º 22, 1997, p. 257) 
“International Summer School for Teachers of Classics — St. Andrews, Scotland, 6–11 August 1990" | (n.º 16, 1990, p. 119)
"Intertestualità e intratestualità ovidiana: Her. 11.75-82" | Brigida Ranieri (SN, n.º 1, 2015, p. 44)
“Intraduzíveis e Semitraduzíveis” | Custódio Magueijo (n.º 23, 1999, p. 71) 

 

J

 
“«Jesus», de Miguel Torga, versão latina” | Custódio Magueijo (n.º 1, 1977, p. 107)
 
 

K

 
“Kikeristas e Ciceristas ou uma Polémica à Portuguesa” | Custódio Magueijo (n.º 3, 1978, p.7)
 

L

 
"L'analogia in Lucrezio: tra strategie retoriche e rappresentazione della realtà" | Nicoletta Bruno (SN, n.º 3, 2017, p. 8-29)
“L’Occidente Iberico nell’Immaginario e nella Coscienza dei Romani” | Paolo Fedeli (n.º 22, 1997, p. 21)
 
"La edición veneciana de las obras de Hernán Ruiz de Villegas: una aproximación" | Laura Jiménez Ríos (SN, n.º 4, 2018, p. 43)
“La Fascination de L’Ouest dans l’Antiquité et Après” | Peter Wülfing (n.º 22, 1997, p. 179)
"La filologia ad Ossirinco: scribi, diorthotai, eruditi. Indagini su materiali papiracei di età romana (secoli I a.C. - III d.C.)" | Chiara Martis (SN, n.º 3, 2017, p. 42-55)
“La Guerre des Gaules de César, un texte constitutif de l’identité européenne” | Peter Wülfing (n.º 17, 1991, p.1)
"La persistenza del classico: la figura di Canace" | Brigida Ranieri (SN, n.º 1, 2015, p. 64)
“La situation de la femme dans l’Antiquité gréco-romaine — point de vue de l’enseignement secondaire” | Chantal Janssens (n.º 17, 1991, p. 29)
"La violencia en Roma. Un acercamiento a sus formas públicas por parte del Estado romano" | Miguel Ángel Ramírez Batalla (SN, n.º 2, 2016, p. 66)
“Las Enseñanzas del S.C. de CN. Pisone Patre. El Método Comparativo y la Génesis del Documento” | Antonio Caballos Rufino (n.º 20, 1994, p. 233)
"Las huellas del teatro latino antiguo en la Tragoedia Delphinus de Francisco Satorres" | Dalia Macías Fuentes (SN, n.º 4, 2018, p. 63)
"La metempsicosis y el estatus de los animales en el pitagorismo antiguo, Platón y el neoplatonismo" | Leire Morrás Aranoa (SN, n.º 4, 2018, p. 74)
“Latim «Macarrónico» uma Brincadeira Séria” | Custódio Magueijo (n.º 20, 1994, p. 71)
“Latim, latinistas e latinófilos” | Flávio Vara (n.º 1, 1977, p. 115)
“Latín Tardío en la Enseñanza” | Carmen Codoñer (n.º 20, 1994, p. 89)
“Le Manuel Pour L'Enseignement du Latin Aujourd'hui: Un Témoignage” | Marius Lavency (n.º 18, 1992, p. 179)
“Le Mythe D'Echo et de Narcisse chez Ovide” | Freddy Decreus (n.º 20, 1994, p. 25)
"Le origini etrusche del dio Vertumno: Prop. 4.2.3-4" | Rossana Ingellis (SN, n.º 1, 2015, p. 31)
"Les morts violentes dans les Histoires de Tacite" | Yasmina Benferhat (SN, n.º 2, 2016, p. 87)
“Literatura e Ensino do Latim” | J. A. Segurado e Campos (n.º 18, 1992, p. 69) 
“Lusitânia Pliniana” | Francisco de Oliveira (n.º 22, 1997, p. 207)
 

M

 
“Mais traduções portuguesas de Teócrito” | Nuno Simões Rodrigues (n.º 24, 2002, p. 81)
“Marcus et Tullius in theatrum ueniunt” | Arias Augustus, M. Helena Castilho (n.º 6, 1980, p. 31)
“Marie Madeleine Compère e Dolorès Pralon-Julia, Performances Scolaires de Collégiens Sous L'Ancien Régime | Fernando Patrício de Lemos (n.º 19, 1993, p. 207)
“Mitos, Lendas e História” | Paulo Farmhouse Alberto (n.º 24, 2002, p. 233)
“Modelos de Formação de Professores de Latim (e de Grego?)” | João Manuel Nunes Torrão (n.º 22, 1997, p. 263)
"Motivations de la violence dans l'abbaye bénédictine de Bizere" | Adrian Andrei Rusu (SN, n.º 2, 2016, p. 136)
 

N

 
“Niso e Euríalo: de Virgílio a Eugénio de Toledo” | Paulo Farmhouse Alberto (n.º 21, 1996, p. )
“Nome das letras no alfabeto latino” | Aires A. Nascimento (n.º 3, 1978, p. 27)
“Normas para a pronúncia do latim clássico” | Maria Isabel Rebelo Gonçalves (n.º 3, 1978, p. 21)
“Nota de abertura” | Victor Jabouille (n.º 5, 1979, p. 3)
“Nota de abertura” | Victor Jabouille (n.º 16, 1990, p. V)
“Nota de abertura” | (n.º 17, 1991, p. V)
“Nota de abertura” | Victor Jabouille (n.º 19, 1993, p. 3)
"Notas para uma abertura" | Victor Jabouille (n.º 4, 1978, p. 3)
“Novas perspectivas na formação de professores de Latim” | Victor Jabouille (n.º 17, 1991, p. 61)
 

O

 
“O Aedo e o Herói” | Frederico Lourenço (n.º 16, 1990, p. 11) 
“O Aedo na Sociedade Homérica” | Paulo Farmhouse Alberto (n.º 16, 1990, p. 3)
“O Aedo. Introdução” | (n.º 16, 1990, p. 1)
“O que é a Odisseia?” | Sofia Frade (n.º 25, 2006, p. 73)
“O Cavalo de Tróia – Análise de Eneida, II, 13-249” [Versão Classica] [Versão Estudos sobre a Eneida] | José António Segurado e Campos (n.º 8, 1982, p. 5 PRC, n.º 2, 1990, p. 21) 
"O Computador e a Educação" | António Ribeiro Rebelo (n.º 18, 1992, p. 25)
“O Conceito do «Clássico» a propósito do Fortleber da Germânia” | Ana Maria Tarrío (n.º 24, 2002, p. 161)
“O Despertar dos Deuses” | Maria Cristina de Castro-Maia de Sousa Pimentel (n.º 16, 1990, p. 85)
“O Ensino de Latim: Exigência ou Sedução? ” | João Manuel Nunes Torrão (n.º 20, 1994, p. 357)
“O Ensino do Latim? E o Grego?” | André Simões, Eduardo Pereira Dinis, Fernando Manuel de Sousa Augusto, João Vítor Alves, Maria de Fátima Gomes Ferreira, Maria Judite P. Barros da Costa, Maria do Rosário C. M. Militão e Verga Vigário, Sónia Marília V. P. da Fonseca Duque, Valdemiro Fernando Martins Rodrigues (n.º 20, 1994, p. 183)
“O Ensino do Grego: Um 'Marketing' de Sedução” | Marília P. Futre (n.º 18, 1992, p. 217)
“O episódio de Dido na Eneida — Análise estrutural” [versão Classica] [Versão Estudos sobre a Eneida]| Manuel S. Rodrigues (n.º 2, 1977, p. 29 | PRC, n.º 2, 1990, p. 1)
“O Exercício da Virtude na Vida Pública: O Exemplo de Aristides” | Joaquim Pinheiro (n.º 25, 2006, p. 23)
“O Filósofo-lavrador da Beócia” | Joaquim Mendes de Castro (n.º 9, 1982, p. 15)
“O Grego Moderno como via de acesso ao Grego Clássico” | Custódio Magueijo (n.º 9, 1982, p. 88)
“O Insucesso no Ensino do Latim: Algumas Causas e Consequências” | Carlos Alberto Borges Simão (n.º 20, 1994, p. 139)
“O Latim, o Programa, os Autores do programa, o Latim dos Autores” | Adriana Freire Nogueira (n.º 20, 1994, p. 195) 
“O Locus do sentido na Hermenêutica Retórica e Literária” | Manuel Alexandre Júnior (n.º 24, 2002, p. 251)
“O novo mito de Ulisses, Dantesco” | José da Costa Miranda (n.º 24, 2002, p. 273) 
“O platonismo em Camões” | António Monsanto Registo (n.º 15, 1988, p. 69) 
“O Portugal da Mensagem (sobre a Mensagem de F.P.)” | Cristina Sobral (n.º 15, 1988, p. 84)
“O Romance de Cáriton, Quéreas e Calírroe” | Maria Cristina de Castro-Maia de Sousa Pimentel (n.º 1, 1977, p. 53)
“O Teatro Romano em Lisboa” | João de Castro Nunes (n.º 6, 1980, p. 35)
“O Texto Distante (para a recuperação dos clássicos)” | Aires Nascimento (n.º 20, 1994, p. 11) 
“O Trágico como Essência do Herói na Ilíada | Alexandre Franco de Sá (n.º 21, 1996, p. 141)
“O Universo Feminino dos Poemas Homéricos” | Maria do Céu N. Faria (n.º 12, 1985, p. 64) 
“OCCIDVA PLAGA — o Jogo das Palavras” | António Rodrigues de Almeida (n.º 22, 1997, p. 111)
“Ode XXII do Livro III de Horácio (Esboço de Análise segundo a Óptica Formalista)” | Maria do Céu N. Faria (n.º 16, 1990, p. 71)
"Old Women Practising Magic: Defining Features of Lenae from Plautus to Ovid" | Gabriel Alexandre Fernandes da Silva (SN, n.º 4, 2018, p. 102)
“Olisipo e Tagus na Memória dos Latinos e À Descoberta de Olisipo em Lisboa” | Isabel Margarida Duarte e Santos Carolino, Maria Gualdina Teixeira Lopes, Maria João Toscano Rico (n.º 19, 1993, p. 56)
“Os búrios — Um importante achado arqueológico” | Domingos Maria da Silva (n.º 5, 1979, p. 19)
“Os Jesuítas e o Ensino do Latim: Lições Actuais de um Didáctica Impraticável” | Manuel Barbosa (n.º 20, 1994, p. 271)
“Os Locais do Ocidente: Entre o Real e o Imaginário” | João Daniel Lourenço (n.º 22, 1997, p. 223) 
“Os Mitos do Ocidente” | Victor Jabouille (n.º 22, 1997, p. 49) 
“Os Poemas de Estratão de Sardes” | Frederico Lourenço (n.º 25, 2006, p. 87)
“Os Programas que Temos e a sua Exequibilidade” | Alexandre Manuel Gonçalves, Carla Eugénia Mariano, Daniel Ferreira Gomes, Elisabete Coroa Carajote, Fernanda Manuela Nunes, José Paulo Tavares, Luís Miguel Dias, Manuel Cruz Ramos, Margarida Sofia Caldeira, Neuza Santos Duarte, Paula Alexandre Martins, Zilda Marina Canuto (n.º 22, 1997, p. 245)
“Orósio e Constantino (hist. 7.28)” | Paulo Farmhouse Alberto (n.º 22, 1997, p. 133)
“Outra Vez Eneias” | J. Mendes de Castro (n.º 16, 1990, p. 39)
“Outros Textos Para o Ensino do Latim: um Epigrama de Marcial” | Maria Cristina de Castro-Maia de Sousa Pimentel (n.º 18, 1992, p. 83)
"Ovídio homenageia Ovídio: (mais) dois epigramas sobre poetas (Am. 3.15.11-14, Ars Am. 3.341-346)?" | Ana Maria Lóio (SN, n.º 1, 2015, p. 56)
 
 

P

 
“Palavras Prévias” | (n.º 24, 2002, p. 5) 
"Palavras Prévias" | Victor Jabouille (n.º 21, 1996, p. 5)
"Palavras Prévias"(n.º 25, 2006, p. 5)
"Panorama general de la retórica en la educación española de los siglos XIX y XX" | Gracia Fátima Terol Plá (SN, n.º 4, 2018, p. 111)
"Papiri Ossirinchiti Eschilei: il frammento della Niobe di Eschilo" | Daniela Cagnazzo (SN n.º 4, 2018, p. 1)
“Para a pronúncia do latim — Um texto gramatical dos códices alcobacenses” | A. Nascimento (n.º 2, 1977, p. 51)
“Para o Latim: as razões que permanecem” | Aires Nascimento (n.º 20, 1994, p.5)
“Para um Ensino Dinâmico do Grego: Algumas Técnicas de Motivação e Aprendizagem” | Manuel Alexandre Júnior (n.º 18, 1992, p. 75)
“Para um Saber que se Busca” | António Augusto Rodrigues Tavares (n.º 18, 1992, p. 65)
“Para uma Definição de Matrizes: Gregos, Romanos e Judeus em Confronto no Século I d.C.” | Nuno Simões Rodrigues (n.º 25, 2006, p. 35)
“Para uma Proposta Didáctica das Línguas Clássicas — que Materiais” | Isaltina Martins (n.º 22, 1997, p. 249)
“Paragens mais remotas que estas terras” | Cornucópia (n.º 6, 1980, p. 8)
“Pela pronúncia clássica do latim clássico” | Custódio Magueijo (n.º 1, 1977, p. 87)
“Perspectiva Pedagógica do Actual Programa de Latim” | António Afonso Borregana (n.º 22, 1997, p. 241) 
“Perspectivas Europeias da Situação das Línguas Clássicas: Reunião da CNARELA — Estrasburgo, 5, 6 e 7 de Novembro de 1987" | Aires Nascimento (n.º 16, 1990, p. 89) 
“Perspectivas para uma Sociologia das Literaturas Clássicas Gregas e Latina” | Victor João Vieira Jabouille (n.º 5, 1979, p. 45) 
“Perspectives des études classiques au Portugal” | Aires Nascimento (n.º 15, 1988, p. 118)
Philia na Alceste de Eurípides” | Frederico Lourenço (n.º 21, 1996, p. 61)
“Plauto em proposta teatral para hoje” | Aires Augusto Nascimento, Luís Miguel Cintra (n.º 6, 1980, p. 5)
“Poemas homéricos e graus de civilização” | J. Lourenço de Carvalho (n.º 1, 1977, p. 7) 
"Poesía y verdad en la épica hispano-latina del quinientos. La Austriaca siue Naumachia de Francisco de Pedrosa" | Juan Carlos Jiménez del Castillo (SN, n.º 3, 2017, p. 30-41)
“Por Causa da Cor do Trigo” | Maria Cristina de Castro-Maia de Sousa Pimentel (n.º 21, 1996, p. 55)
“Portugal. O Latim, uma memória operativa do português” | Aires Nascimento (n.º 14, 1987, p. 56)
“POSTRIDIE MANE — Uma experiência em banda desenhada” | Joana de Barros Baptista (n.º 5, 1979, p. 5) 
“Primeira leitura de Ulisses de J. Joyce” | Abel N. Pena (n.º 24, 2002, p. 289)
“Problemática da Literatura Comparada” | Aires A. Nascimento, José António Segurado e Campos (n.º 10, 1983, p. 5)
“Profissionalização em exercício e rejuvenescimento do ensino do Latim” | Manuel S. Rodrigues (n.º 14, 1987, p. 66)
“Project de «Nouvelles thèses de Besançon» ou proposition de Besançon pour un texte national: Didactique des langues anciennes: Charte de Paris (1989)” | (n.º 16, 1990,p. 105)
“Proposta para o estudo da Mensagem de F. Pessoa” | António Mateus Vilhena (n.º 13, 1986, p. 5)
"Per un'edizione commentata dei frammenti di Frinico comico: metodi e problemi" | Felice Stama (SN, n.º 1, 2015, p. 29)
"Parole colore: note sul lessico cromatico di Properzio" | Samanta Dell'Orco (SN, n.º 1, 2015, p. 38)
 

Q

 
“Quando as Máscaras Caíram – Ovídio e as Amizades Frustradas” | Carlos Ascenso André (n.º 21, 1996, p. 85)
“Quatro amas para três tragédias” | J. Mendes de Castro (n.º 10, 1983, p. 79)
“Quem tem a Candeia Acesa?» A Insónia como Tópico Estético-Literário em Calímaco, Hélvio Cina e Ausónio” | Frederico Lourenço (n.º 20, 1994, p. 51)
“Quintiliano, uma Voz Hispânica” | Manuel Alexandre Júnior (n.º 22, 1997, p. 93) 
 

R

"Rapto y violencia en los lugares liminales del Ática: entre el mito, el rito y la historia" | Miriam Valdés Guia (SN, n.º 2, 2016, p. 3)
"Ratio e Voluntas no Pensamento de Séneca” | J. A. Segurado e Campos (n.º 22, 1997, p. 79) 
“Reflexão sobre os Critério de Selecção de Manuais Escolares (de Línguas Clássicas)” | António Manuel R. Rebelo (n.º 24, 2002, p. 295)
“Roma e o cinema, para uma abordagem da história da antiguidade” | Nuno Simões Rodrigues (n.º 23, 1999, p. 113) 
 
 

S

 
“Séneca, Brecht e o Teatro Épico” | J. A. Segurado e Campos (n.º 23, 1999, p. 9) 
“Seneca's Visionary Drama” | Anna Lydia Motto, John R. Clark (n.º 21, 1996, p. 155)
“Sensibilização para o estudo das Línguas Clássicas” | Raul Pissarra (n.º 14, 1987, p. 76)
“Sintoma e a Síndrome” | Custódio Magueijo (n.º 25, 2006, p. 177)
“Situation des langues classiques au Portugal” | Aires Nascimento (n.º 16, 1990, p. 95)
“Sobre a pronúncia do latim” | Joana B. Baptista (n.º 3, 1978, p. 31)
"Sobre la métrica del libro I de las Lyrae Heroycae de Francisco Núñez de Oria | María Fernández Ríos (SN, n.º 4, 2018, p. 19)
“Sobre o Trágico” | Mafalda de Oliveira Viana (n.º 23, 1999, p. 107)
“SPHINX LATINA ― Uma Aplicação no Âmbito do Ensino Com Auxílio do Computador” | Paulo Farmhouse Alberto (n.º 18, 1992, p. 33)
“Structuration de l’Argument Propositionnel Représentant la Cause en Français et Portugais. Degré d’Isomorphisme” | Barbara Hlibowicka-Weglarz (n.º 21, 1996, p. 129)
 
 

T

 
“Teaching Latin to Beginners at University” | Roger Green (n.º 20, 1994, p. 205)
“Teatro Jesuítico: ou a eficácia duma pedagogia do Humanismo” | Manuel Barbosa (n.º 24, 2002, p. 173)
“Tecnologia e Didáctica no Ensino do Latim” | J. M. Díaz de Bustamante (n.º 20, 1994, p. 225)
“Tentativa de análise formal de «A Fragilidade da Vida Humana» de Francisco de Vasconcelos” | João Beato (n.º 17, 1991, p. 43) 
“Testes Linguísticos para o Principiante de Latim” | Paulo Farmhouse Alberto (n.º 20, 1994, p. 155) 
"The Problem of the Urban Pig: Violence and Civic Order in the Late Medieval Italian City-State" | Lyn Blanchfield (SN, n.º 2, 2016, p. 117)
“The Tradition of Captatio Benevolentiae in the Medieval Ars Dictaminis: The English Issue” | Teresa Sánchez Roura (n.º 25, 2006, p. 135)
“Thisbe et Pyramus [banda desenhada a partir de um excerto de Ovídio]” | (n.º 7, 1981, p. 57) 
“Traduções Portuguesas de Vergílio” [Versão Classica] [Versão Estudos sobre a Eneida] | Aires Nascimento (n.º 8, 1982, p. 83 | PRC, n.º 2, 1990, p. 71)
“Tratamento de textos em computador — Análise linguística” | Aires A. Nascimento (n.º 3, 1978, p. 33)
“Tratamento de textos em computador — Concordâncias Verbais” | Aires Augusto Nascimento (n.º 4, 1978, p. 6)
“Tratamento de textos em computador — Lematização” | A. Nascimento (n.º 2, 1977, p. 15)
“Tratamento de textos em computador — Uma via em aberto” | Aires Nascimento (n.º 1, 1977, p. 73)
“Três Nótulas de Direito Romano” | Pedro Miguel Correia Marques (n.º 25, 2006, p. 99)
Troiae Qui Primus Ab Oris? | Luís M. G. Cerqueira (n.º 24, 2002, p. 111)
 
 

U

 
“Ulisses nos joelhos ou aos pés? (Od. 18.394-5)” | J. Mendes de Castro (n.º 12, 1985, p. 97)
“Ulisses: esboço de uma ficha de caracterização” | Maria do Céu Novais Faria (n.º 15, 1988, p. 45)
"Ultraje, inimizade e guerra: o caso de Demóstenes e Ésquines" | Priscilla Gontijo Leite (SN, n.º 2, 2016, p. 35)
“Um exemplo de convergência da Fé Egípcia e da sageza grega” | Maria de Lourdes Flor de Oliveira (n.º 9, 1982, p. 26)
“Um Colóquio Sobre O Ensino das Línguas Clássicas” | Victor Jabouille (n.º 18, 1992, p. 3)
“Um Poema Neo-Helénico” | Custódio Magueijo (n.º 19, 1993, p. 199) 
“Uma Proposta Didáctica para o Ensino do Latim” | Maria Cristina Antunes Frutuoso (n.º 19, 1993, p. 129)
“Uma Revisão Crítica do Proémio das Argonautica de Valério Flaco (I, 1-21)” | Ana Alexandra Sousa (n.º 24, 2002, p. 129) 
“Uma Tarde no Circo (Calp., Ecl. 7, 57-72) Perspectivas Didácticas” | João Beato, Ana Paula Patrão, Ana Corrêa da Silva (n.º 20, 1994, p. 307) 
 
 

V

 
“Valores Humanísticos em Damião de Góis” | Arnaldo do Espírito Santo (n.º 25, 2006, p. 153)
“Variações sobre um tema: A cegueira humana” | Maria do Céu Novais Faria (n.º 15, 1988, p. 5)
“Vergílio e a ideia de kosmos” | J. Ganzarolii de Oliveira (n.º 23, 1999, p. 61)
“Vergílio Ferreira: O perfil clássico” | Victor Jabouille (n.º 7, 1981, p. 7)
“Versão latina de um texto de D. Duarte” | C. Magueijo (n.º 2, 1977, p. 63)
“Vinho – Amor – Prazer: Temas Clássicos no Canto Latino de um Português de Quinhentos” | Carlos Ascenso André (n.º 22, 1997, p. 37)
"Violence and Family Bounds in Phaedra's Theme" | Filipe Soares (SN, n.º 2, 2016, p. 45)
"Violência ou exibição de virilidade? Comportamentos masculinos nos Livros de Linhagens portugueses da Idade Média" | Manuela Santos Silva (SN, n.º 2, 2016, p. 126)
“Vipasca I: Uma Proposta Didáctica” | Sandra Cristina Matos e António Carlos T. Bettencourt (n.º 19, 1993, p. 159)
“Visão da Hispania nos seus Autores: Marcial” | Maria Cristina de Castro-Maia de Sousa Pimentel (n.º 22, 1997, p. 189) 
Visões Patrísticas sobre o Oriente e o Ocidente. A Cidade, o Exílio e as Heresias | Abel Pena (n.º 22, 1997, p. 161)
“Vivacidade e Perenidade da Cultura Clássica” | Maria Cristina de Castro-Maia de Sousa Pimentel (n.º 17, 1991, p. 65)