Ensino Doutoramentos/3º Ciclo Comunicação e Cultura

Comunicação e Cultura

Doutoramento em Ciências da Cultura – Comunicação e Cultura

OBJETIVOS GERAIS

O Doutoramento em Ciências da Cultura - Comunicação e Cultura pretende, por um lado, através de uma sólida investigação teórica, dotar o estudante de dispositivos de compreensão sistemática e de métodos de investigação no domínio amplo do que, em termos internacionais, se designa por Ciências da Cultura e Estudos Culturais. Por outro lado, o Doutoramento pretende contribuir para a adequação destes estudos a uma realidade sociocultural em constante mudança. Finalmente, o Doutoramento visa compreender tendências contemporâneas e clássicas de existência social, tendo em vista desenvolver competências profissionais no âmbito dos múltiplos discursos que se cruzam no mundo.

OBJETIVOS DO CICLO DE ESTUDOS

O curso de Doutoramento em Ciências da Cultura - Comunicação e Cultura visa estabelecer um amplo diálogo interdisciplinar entre as áreas tradicionais das ciências sociais e das humanidades, estimulando ao mesmo tempo o conhecimento e estudo de novas áreas no âmbito daquilo que hoje também se designa por Estudos Culturais. Particularmente relevantes são os cruzamentos científicos entre filosofia, sociologia, ciências da linguagem, história, gestão cultural, estudos dos média, indústrias criativas, políticas culturais. O curso cobre, assim, uma área com interesse social e cultural diversificado, apresentando também uma pluralidade de perspetivas metodológicas e científicas

Condições de Acesso e Ingresso:

a) Os titulares do grau de mestre ou equivalente legal;

b) Os titulares do grau de licenciado, ou equivalente legal, detentores de um currículo escolar ou científico especialmente relevante que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos; pelo conselho científico da FLUL.

c) A título excecional, os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo conselho científico da FLUL.

Este Doutoramento compreende duas fases:

a) Um curso de Formação Avançada, com a duração máxima de quatro semestres - 120 ECTS, que incluem 30 ECTS obrigatórios, 30 ECTS optativos e 60 ECTS distribuídos por dois seminários de orientação.

b) A elaboração de uma tese de doutoramento, sua discussão e aprovação (60 ECTS);

O ciclo de estudos, num total de quatro anos, é conducente à atribuição do grau de doutor, num total de 180 ECTS.

Número de vagas: 05

Plano de Estudos:

Unidades curriculares

Área científica

Tempo de trabalho (horas)

Seminário de Orientação 1

O 15

Créditos a obter no 3º semestre

Seminário de Orientação 2

O 15

Créditos a obter no 4º semestre

* Os alunos de Ciências da Cultura - Comunicação e Cultura beneficiam da colaboração com os 2º e 3º ciclos de outros cursos da FLUL. Os alunos são incentivados a frequentar outros seminários além dos estabelecidos nos planos de estudos, de modo a consolidarem a sua formação na área a desenvolver em investigação. Há a possibilidade de os estudantes frequentarem unidades de crédito em outras instituições de ensino superior nacionais que, de acordo com a sua acreditação, serão reconhecidas pela coordenação científica.

Mais informações no site do Programa de Cultura e Comunicação

Diretor de Curso:  Prof.º Manuel Frias Martins