Estudos Artísticos: Variante em Artes do Espectáculo 1º Ciclo

Código do Curso: 07048104

Pré-requisitos: Não tem pré-requisitos

Provas de Ingresso:

Uma das seguintes provas:

• 12 História da Cultura e das Artes
  • 06 Filosofia
  • 13 Inglês
  • 18 Português

Classificação Mínima: Não inferior a 95.0 na escala 0-200 ou 10 em 20 valores

Fórmula de cálculo: (Média do Secundário x 0.5) + (Provas de ingresso x 0.5)

Duração do curso: 6 semestres (180 ECTS)

Directora de curso: Prof.ª Doutora Margarida Madureira

Objectivos

A Licenciatura em Estudos Artísticos – Artes do Espectáculo foi criada no início deste milénio para corresponder à necessidade de uma formação, a nível universitário, assente numa abordagem histórica das artes e crítica das criações artísticas, tendo por base uma perspectiva teórica contemporânea aplicada ao estudo das artes. Pretende relacionar as artes entre si, desde áreas como o cinema e o audiovisual, às artes performativas (teatro, dança, música) e às artes plásticas.

Para a obtenção do grau de licenciado em Estudos Artísticos – Artes do Espectáculo, o aluno deverá perfazer 180 ECTS. O curso reúne os núcleos básicos dos conhecimentos exigidos pelas diferentes áreas de estudo, aos quais se junta um leque de opções noutras áreas fornecidas por cursos da Faculdade de Letras, da Universidade de Lisboa e de escolas nacionais e internacionais com quem foram estabelecidos ou estão em preparação convénios. Foi concebido de forma a proporcionar aos estudantes uma formação plural e sólida no que respeita a técnicas de trabalho, a métodos de pesquisa e ao desenvolvimento de capacidades de análise e produção. Os estudantes terão oportunidade de exercitar técnicas de análise da criação artística, de desenvolver práticas de leitura e escrita e de descobrir de que modo os aspectos históricos, teóricos e práticos das artes se relacionam. Prevê-se ainda a realização de um estágio curricular no último semestre do plano de estudos, com a duração mínima de 120 horas.

A formação transmitida habilita, assim, a responder às novas exigências do campo artístico – conferindo à prática, à investigação e à teorização nesta área o lugar que lhes é devido –, de modo a preparar futuros licenciados para uma diversidade de profissões relacionadas com o património cultural e a criação e produção artísticas.

Saídas profissionais

-  Agentes culturais, para desempenho de funções em pelouros culturais de autarquias e dos órgãos do poder central (animadores e programadores culturais, organizadores de festivais, assessores para a área do ensino artístico).

-  Agentes de práticas artísticas no campo audiovisual (rádio, cinema, televisão); jornalistas culturais e críticos nos meios de comunicação; produtores e editores de textos.

-  Funções diversas no interior de uma unidade de produção (companhia de teatro, produtora de cinema): tradutor, analista, preparador de texto, dramaturgista, documentalista, assessor literário.

-  Investigadores das áreas: artística, histórica, sociológica, da iconologia e dos estudos culturais.

Áreas Científicas e Créditos que devem ser reunidos para obtenção do grau ou diploma

Estudos Artísticos - Artes do Espectáculo

História do Teatro em Portugal

Teatro e Literatura