Ensino Mestrados/2º Ciclo

Mestrado em História Militar

Objectivos:

O propósito das instituições académicas reunidas neste programa de Mestrado em História Militar é o de proporcionar aos alunos uma base, o mais exaustiva possível, de conhecimento histórico no campo da história militar e dos seus múltiplos contextos; o de construir uma consciência sobre diferentes interpretações históricas; o de desenvolver a capacidade de sintetizar diversos tipos de conhecimento histórico, privilegiando a vertente militar; o de promover e refinar a pesquisa do estudante, a escrita, a análise e as técnicas de investigação e de apresentação.

Pretende desenvolver competências de base teórica e uma capacidade de discussão dos conteúdos apresentados. Em paralelo,intenta proporcionar aos alunos uma base para o desenvolvimento de uma identidade profissional como historiador na área da História Militar.

A partir dessa formação académica de base, procura criar as condições para a sua aplicação à capacidade de produção de trabalhos científicos originais de elevado nível.

Pretendemos formar profissionais que sejam capazes de:

1. Desenvolver competênciasdebaseteóricae capacidadedediscussão dosconteúdos apresentados;

2. Aplicar e integrar os conhecimentos na análise de problemas complexos e na formulação de hipóteses explicativas dos fenómenos em estudo;

3. Seleccionar fontes e bibliografia, avaliando com rigor a sua pertinência e credibilidade;

4. Aplicar os conceitos e outros instrumentos de análise das Ciências Sociais e da História Militar em particular, na construção do seu projecto de trabalho;

5. Elaborar trabalhos de investigação, respeitando as exigências impostas pelos padrões de qualidade e integridade académicas, que contribuam para o alargamento das fronteiras do conhecimento;

6. Comunicar, de uma forma clara e sem ambiguidades, as conclusões da investigação e os conhecimentos e raciocínios a elas subjacentes;

7. Desenvolver uma prática profissional reflexiva que permita uma aprendizagem ao longo da vida, de forma autónoma e estabelecendo correlações constantes entre a prática e a análise crítica da mesma.

Condições de Acesso

De acordo com o estabelecido no art. 17º do Decreto‐lei nº 74/2006, de 24 de Março, poderá candidatar‐se a este programa de estudos quem possuir uma licenciatura de 180 ECTS (3 anos lectivos). Em conformidade com o disposto na alínea d do artigo 17º e no artigo 45º do Decreto-lei nº 74/2006, para efeitos de prosseguimento de estudo num segundo ciclo, o aluno poderá requerer uma creditação do seu anterior percurso escolar, por exemplo, se for portador de uma licenciatura de 240 ECTS (4 anos lectivos), e/ou profissional.

Número de créditos ECTS necessário à obtenção do grau: 120

Duração normal do ciclo de estudos (art.º 3 DL-74/2006): 4 Semestres

Número de vagas: 30

Áreas científicas e créditos que devem ser reunidos para a obtenção do grau:

Sigla

ECTS Obrigatórios

ECTS Optativos

HST

Unidades Curriculares

Horas Trabalho

Horas de Contacto

História Militar: teoria, métodos e fontes

TP-30; OT-15

S1

Batalhas na História: casos de estudo e modelos de análise

TP-30; OT-15

As Guerras da Revolução e do Império

A Arte da Guerra no Império Português

Opção

Guerra, Saúde e Hospitais Militares (séculos XVII a XX)

História do Ensino Militar em Portugal: séculos XVI a XXI

Marinhas de Guerra e Pensamento Naval Estratégico

Poder Aéreo e Estratégia

Opção

Os Arquipélagos Atlânticos Portugueses: Defesa e Política Externa (séculos XIX-XX)

História Militar do Século XX: da Grande Guerra aos Conflitos do Golfo

Conflitos e Ameaças no Mundo Contemporâneo

Representações da Guerra: Arte e Iconografia

Arqueologia do Campo de Batalha

Opção

Nota: O elenco de seminários opcionais será definido anualmente pelo órgão legal e estatutariamente competente.

Outras Informações:

O curso de mestrado em História Militar resulta da colaboração entre a Universidade de Lisboa (FLUL), a Universidade de Coimbra (FLUC), a Universidade dos Açores (UAç), a Universidade da Madeira (UMd), o Instituto de Estudos Superiores Militares (IESM), a Academia Militar, a Academia da Força Aérea e a Escola Naval (EN).

O mestrado tem uma componente lectiva, durante um ano, equivalente a 60 ECTS.

A obtenção do grau completa-se com a preparação de uma dissertação de mestrado com 35000 palavras, preparada durante o segundo ano, sendo que no 3º trimestre há lugar à frequência de um Seminário de Orientação, obrigatório para os alunos que preparam a dissertação.

O curso abre de dois em dois anos.

Director do Mestrado

Prof. Doutor José Varandas

Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar