Mapa do Site    |    Pesquisa
Ensino Mestrados/2º Ciclo Estudos Ingleses e Americanos

Mestrado em Estudos Ingleses e Americanos

 

Ano-lectivo 2014-15

Programa de Mestrado em Estudos Ingleses e Americanos (MEIA) a oferecer em 2014-15

Para informação geral: http://www.fl.ul.pt/dea 

 

OBJECTIVOS

O Mestrado em Estudos Ingleses e Americanos é um curso de 2º Ciclo que visa proporcionar uma especialização diferenciada a licenciados com formação em todas as áreas científicas (ou a outros cujo currículo profissional o justifique), bem como dar continuidade a perfis (ou majors e minors) em que se estruturam alguns cursos do 1º Ciclo da FLUL.

O MEIA rganiza-se em várias áreas de especialização que pretendem, de forma actualizada e inovadora, dar resposta às múltiplas necessidades do mundo actual, onde o Inglês, nos seus usos diversificados, se tornou um instrumento de comunicação indispensável. A sua utilização, em actividades profissionais tais como as de assessoria cultural no meio empresarial, produção ou programação cultural na administração pública central ou autárquica, produção e edição de textos, tradução, ensino, ou outras ligadas a campos tão diversos como os do audiovisual ou da diplomacia não pode dispensar um conhecimento aprofundado dos contextos culturais, artísticos, literários ou outros em que se materializa.

O MEIA é regido pelo Despacho n.º 5674/2010, publicado em Diário da República, 2.ª série, N.º 61, de 29 de Março de 2010 (que aprova a proposta de alteração do Mestrado em Estudos Ingleses e Americanos, que foi adequado pela deliberação n.º 157/2006, da Comissão Científica do Senado, de 30 de Outubro, publicada no Diário da República, 2.ª série, n.º 53, de 17 de Março, com o n.º 752/2009, e registado pela Direcção-Geral do Ensino Superior com o n.º R/B -AD -858/2007).

O mais recente Regulamento de Estudos Pós-graduados da UL foi  publicado em Março de 2012/ Despacho 4624/2012. Veja por favor: http://www.ul.pt/pls/portal/docs/1/340800.PDF

 

 

  

 

 CONDIÇÕES DE ACESSO

É requisito para admissão no Mestrado um bom conhecimento da língua inglesa. Poderá candidatar-se a este programa de estudos quem possuir uma licenciatura de 180ECTS (3 anos lectivos). Poderão candidatar-se também os "Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo órgão científico estatutariamente competente do estabelecimento de ensino superior onde pretendem ser admitidos", em conformidade com o disposto na alínea d) do artigo 17º do DL 74/2006, relativo a graus e diplomas do ensino superior (alterado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de Junho, e pelo Decreto-Lei n.º 230/2009, de 14 de Setembro).

ORGANIZAÇÃO

Área científica predominante do curso: Estudos Ingleses e Americanos

Duração normal do ciclo de estudos: 4 Semestres

Número de vagas: 15

Número de créditos ECTS necessário à obtenção do grau: 120

Áreas científicas e créditos que devem ser reunidos para a obtenção do grau:

Área Científica

Sigla

ECTS Obrigatórios

ECTS Optativos

Metodologia

MET

12

0

Estudos Ingleses e Americanos

EIA

96

0

Qualquer Área

Q

0

12

 

Ramos, opções, perfis, maior/menor, ou outras formas de organização de percursos alternativos em que o ciclo de estudos se estrutura (se aplicável)

Estudos de Cultura
Estudos de Identidade
Estudos de Tradução
Estudos Ingleses
Estudos Inter-Artes
Estudos Linguísticos
Estudos Literários
Estudos Norte-Americanos
Linguística Aplicada

 

Prevê -se que os discentes escolham três seminários de especialização que definem a área de especialização, de modo a perfazer o total de 36 créditos, devendo os restantes 60 créditos ser obtidos em tarefas de investigação e escrita de dissertação ou trabalho de projecto na mesma área de especialização.
Prevê -se ainda que os discentes escolham um seminário de opção livre, entre os seminários de Estudos Pós -Graduados oferecidos pelo DEA, pela FLUL, ou por outras instituições de ensino universitário, nacionais ou internacionais, (com tutoria para prévio aconselhamento e ponderação caso a caso pelo Director de Curso) de modo a perfazer 12 créditos.

 

Unidades Curriculares

Área Científica

Duração

Horas Trabalho

Horas de Contacto

ECTS

Observações

Metodologias da Investigação

MET

Sem

336

S 45 OT (14)

12

Obrigatório

Estudos Ingleses e Americanos I

EIA

Sem

336

S 45 OT (14)

12

Obrigatório

Estudos Ingleses e Americanos II

EIA

Sem

336

S 45 OT (14)

12

Obrigatório

Estudos Ingleses e Americanos III

EIA

Sem

336

S 45 OT (14)

12

Obrigatório

Seminário Optativo

Op

Sem

336

S 45 OT (14)

12

Créditos a obter em qualquer programa da FLUL

Seminário de Investigação I/ Trabalho de Projecto I

EIA

Sem

168

OT 15

6

Obrigatório

Seminário de Investigação II/ Trabalho de Projecto II

EIA

Sem

168

OT 15

6

Obrigatório

Dissertação / Trabalho de Projecto

LC

Anual

1344

OT 28

48

Créditos a obter nos semestres  3 e 4.

 

CANDIDATURAS

As candidaturas fazem-se na Repartição de Serviços Académicos, durante o mês de junho, mediante entrega de um formulário de candidatura disponível aqui. O formulário deve ser acompanhado dos seguintes documentos:

i) Declaração de objectivos (máx. 1 pág. A4 dactilografada);
ii) Curriculum Vitae;
iii) Lista de cadeiras feitas;
iv) Certidão de Licenciatura;
v) Outros diplomas ou certidões;
vi) Documento de Identificação;
vii) uma fotografia;
viii) Outros documentos julgados relevantes.

 

A taxa de candidatura é de € 50,00 por curso.

 

CLASSIFICAÇÃO FINAL

A classificação final do ciclo de estudos conducente ao grau de Mestre em Estudos Ingleses e Americanos é, para os alunos aprovados, calculada de acordo com a seguinte ponderação:
 - média aritmética das classificações dos Seminários do curso de especialização (Art.º 21.º do Regulamento de Estudos Pós-Graduados da universidade de Lisboa), 30%
- trabalho final (Dissertação, trabalho de projecto ou relatório de estágio), 70%.