Ensino Mestrados/2º Ciclo História e Cultura das Religiões História e Cultura das Religiões - Mestrado

Mestrado em História e Cultura das Religiões

OBJECTIVOS

O Mestrado em História e Cultura das Religiões tem como objectivo a formação científica de historiadores nesta área do saber. Pretende‐se introduzir os alunos no estudo das problemáticas que definem as grandes religiões históricas, e que determinaram o diálogo Oriente‐Ocidente, bem como o processo de formação da matriz das culturas europeias medievais, modernas e contemporâneas. Pretende igualmente preencher uma lacuna nacional no âmbito da historiografia sobre a História e Cultura das Religiões, recorrendo ao capital científico de que a Universidade de Lisboa dispõe em grau privilegiado, mas também ao de outras Universidades, designadamente a Universidade Católica Portuguesa. Os Mestres em História e Cultura das Religiões ficarão habilitados para a continuação dos seus estudos a um nível de 3º ciclo (Doutoramento), numa das especialidades desta área científica. O grau de Mestre em História e Cultura das Religiões confere ainda um nível de especialização aos habilitados a ensinar no ensino básico e secundário.

CONDIÇÕES DE ACESSO

Poderá candidatar‐se a este programa de estudos quem possuir uma licenciatura de 180ECTS (3 anos lectivos). Em conformidade com o disposto na alínea d do artigo 17º do DL 74/2006, poderão candidatar‐se também os: "d) Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo órgão científico estatutariamente competente do estabelecimento de ensino superior onde pretendem ser admitidos".

Número de créditos ECTS necessário à obtenção do grau:

Duração normal do ciclo de estudos (art.º 3 DL-74/2006):

Número de vagas:

Áreas científicas e créditos que devem ser reunidos para a obtenção do grau:

Área Científica

ECTS EM UNIDADES OPTATIVAS

24 + 12 + 48 = 84

Docentes

Prof. Doutor José Augusto Ramos (Professor Catedrático, Doutor em História Antiga, UL), Prof. Doutor Francolino Gonçalves (Professor Catedrático, Doutor em História Antiga, École Biblique et Archéologique de Jerusalém), Profª. Doutora Ana Maria Rodrigues (Professora Associada com Agregação, Doutora em História Medieval, UM), Prof. Doutor Luís Manuel de Araújo (Professor Auxiliar, Doutor em História Pré‐Clássica, UL), Prof. Doutor Armando Martins (Professor Auxiliar, Doutor em História Medieval, UL), Prof. Doutor António Ramos dos Santos (Prof. Auxiliar, Doutor em História Pré‐Clássica, UL), Profª. Doutora Tatiana Kuznestova‐ Resende (Profª. Auxiliar, Doutora em História Clássica, UL), Prof. Doutor Amílcar Guerra (Professor Auxiliar, Doutor em História Clássica, UL), Prof. Doutor Hermenegildo Fernandes (Professor Auxiliar, Doutor em História Medieval, UL), Prof. Doutor Nuno Simões Rodrigues (Professor Auxiliar, Doutor em História da Antiguidade Clássica, UL), Prof. Doutor António Matos Ferreira (Prof. Auxiliar, Doutor em História Contemporânea, UL).