Mapa do Site    |    Pesquisa
Início

Programa em Ciências da Documentação e Informação

 banner1

O Programa ministra um Curso de Mestrado em Ciências da Documentação e Informação. Sucede ao antigo Curso de Especialização em Ciências Documentais, criado a  19 de Abril de 1983 (Portaria nº 449 / 83, do Diário da República, Iª Série, Nº 90), e que ao longo de mais de 20 anos formou mais de setecentos profissionais, hoje espalhados por um sem-número de instituições públicas (bibliotecas e arquivos dos mais variados tipos e naturezas) e privadas, muitos deles com responsabilidades de direcção.

A qualidade formativa da Faculdade de Letras sempre foi realçada tanto em sede de associações profissionais, como nos mais diversos encontros de especialistas. Os índices de empregabilidade foram sempre excelentes.

Características do curso:

a)  Estrutura curricular que responde às necessidades formativas de base para o exercício de uma profissão.

b)  Conteúdos e metodologias de ensino que não se cingem ao foro meramente académico e teórico, mas se alargam a uma prática profissional.

c)  Corpo docente formado por prestigiados professores da Universidade de Lisboa e por profissionais, especialistas nas diversas matérias e desempenhando funções dirigentes nas mais relevantes instituições nacionais (Biblioteca Nacional, Torre do Tombo, Arquivos Distritais, Bibliotecas Municipais, Bibliotecas Universitárias públicas e privadas, Arquivo do Banco de Portugal, Fundação Gulbenkian, Secretarias de Ministérios, entre outros).

d) Um funcionamento do curso muito próximo do aluno conferido por um secretariado próprio, que transforma a relação aluno-docente-instituição num grupo coeso e solidário.

Descrição do curso:

1. O curso apresenta duas variantes: 1) Biblioteconomia e Documentação; 2) Arquivística.

2. Os primeiro e terceiro semestres são comuns às duas variantes. O segundo semestre prefigura uma especialização de variante. O quarto semestre é inteiramente dedicado à elaboração do trabalho final. O número total de créditos ECTS é de 120.

3. Contamos com um número assinalável de protocolos com instituições nacionais, nas quais os mestrandos poderão desenvolver os seus trabalhos finais (art.º 20 de Decreto-Lei 74/2006).

O  curso é dirigido pelo Prof. Doutor Paulo Farmhouse Alberto, coadjuvado pela Profª. Doutora Fátima Reis. Cada variante é coordenada respectivamente pelo Dr. António Gil Matos (Banco de Portugal; Fac. Letras) (Arquivística) e a Dra. Margarida Pino (Biblioteca Fac. Ciências; Fac. Letras) (Biblioteconomia).

A Comissão Científica é constituída por:

Prof. Doutor Ivo Castro (Ciências da Linguagem)

Prof. Doutor Paulo Farmhouse Alberto (Estudos Clássicos)

Prof. Doutor João Dionísio (Crítica Textual; Literaturas Românicas)

Prof. Doutor Bernardo Sá Nogueira (História)

Profª. Doutora Fátima Reis (História)

Prof. Doutor Rodrigo Furtado (Estudos Clássicos)

 

Siga-nos em MCDI no Facebook|