Mapa do Site    |    Pesquisa
Programa em Estudos de Teatro

Programa em Estudos de Teatro

2.º e 3.º Ciclos e Pós-Doutoramento

 

publicao1

 

O Programa em Estudos de Teatro é oferecido pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e confere os graus de Mestre e de Doutor em Estudos de Teatro, integrando também projectos de pós-doutoramento.

Fundado em 1992, o programa visa preparar os estudantes para desenvolverem e/ ou aprofundarem conhecimentos e técnicas de documentação, bem como de análise e reflexão - histórica, teórica e crítica - relativas ao campo do teatro e das artes do espectáculo em geral.

A investigação que promove procura articular o estudo do teatro com outrasdisciplinas, tais como a literatura, as artes visuais e a ecdótica, além de questionar os cruzamentos do teatro com a realidade social no campo da organização político-institucional, das opções estéticas, da relação com o(s) público(s), etc.

Muitas teses já defendidas no âmbito deste Programa têm contribuído para um notável desenvolvimento desta área científica, tendo algumas delas sido publicadas em editoras especializadas.

Poderá candidatar-se a este programa de estudos quem possuir uma licenciatura (em qualquer área científica), dominar pelo menos uma língua estrangeira e manifestar de forma convincente, em carta de motivação, as razões por que o deseja frequentar.

É um curso presencial e implica a frequência de três seminários em cada um dos dois primeiros semestres. Havendo um protocolo entre a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e a Universidade de Paris Ouest Nanterre La Defense (ex. Paris X Nanterre) é possível a frequência desta universidade francesa no 3.º semestre.

Está também previsto o apoio a uma participação (com comunicação sobre o teatro em Portugal) num congresso ou conferência no estrangeiro que aborde questões ligadas ao estudo do teatro.

As candidaturas devem ser apresentadas nos Serviços Académicos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa nos períodos definidos anualmente pela Faculdade.

Os seminários serão assegurados pelos Professores Anabela Mendes, José Pedro Serra, Maria Helena Serôdio, Maria João Almeida, Maria João Brilhante, Sebastiana Fadda e Vera San Payo de Lemos.