| Bolsas e Programas de Investigação Programas/Concursos/Prémios

Programas / Concursos / Prémios

CONSELHO DE REITORES DAS UNIVERSIDADES PORTUGUESAS (CRUP)
O CRUP abre anualmente candidaturas para Acções Integradas - programas comuns de intensificação do intercâmbio de docentes e investigadores destinados a fomentar a cooperação científica entre Portugal e outros Países. Este intercâmbio assenta na realização conjunta, por equipas de universidades portuguesas e outras, de projectos de investigação e/ou pedagógicos. Existem quatro tipos de Acções Integradas:

Acções Luso-Alemãs - destinam-se a financiar projectos de investigação, por um período de dois anos, entre professores das Universidades Portuguesas que integram o CRUP e professores das Instituições Alemãs de Ensino Superior.

Acções Luso–Espanholas - destinam-se a financiar projectos de investigação, por um período de dois anos, entre professores das Universidades Portuguesas que integram o CRUP e professores das Instituições Espanholas de Ensino Superior.

Acções Luso-Francesas - destinam-se a financiar projectos pedagógicos e de investigação, por um período de um ano, entre professores das Universidades Portuguesas que integram o CRUP e professores das Universidades Francesas.

Acções Luso-Britânicas - destinam-se a financiar projectos de investigação, por um período de um ano, entre professores das Universidades Portuguesas que integram o CRUP e professores das Instituições Britânicas de Ensino Superior.

Mais informação

FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN (FCG)
A Fundação Calouste Gulbenkian institui regularmente, através dos seus diferentes serviços, um conjunto de prémios e programas destinados a promover a criatividade nas artes e o avanço científico e tecnológico.
Mais informação

FUNDAÇÃO LUSO-AMERICANA PARA O DESENVOLVIMENTO (FLAD)
A Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento tem como principal actividade a concessão de apoios a indivíduos ou a instituições para projectos de desenvolvimento. Estes apoios, quando são atribuídos a instituições, podem assumir a forma de subsídios a Projectos Institucionais. Estes projectos devem estar relacionados com as Áreas de Intervenção da Fundação e podem partir da iniciativa das instituições ou da própria Fundação.
Mais informação

FUNDAÇÃO PARA A CIÊNCIA E A TECNOLOGIA (FCT)
A Fundação para a Ciência e a Tecnologia promove a investigação científica e o desenvolvimento tecnológico nacionais pelo financiamento de bolsas, projectos e instituições de investigação científica. Os financiamentos são atribuídos na sequência de concursos públicos e avaliações independentes realizadas por painéis essencialmente constituídos por cientistas estrangeiros.
Concursos abertos
O Departamento de Relações Europeias Bilaterais e Multilaterais da FCT presta também apoio à internacionalização do Sistema Científico e Tecnológico Nacional. Tal engloba o apoio à participação da comunidade científica em Programas Multilaterais e Redes Científicas, em Organizações Internacionais, bem como em projectos ou realizações conjuntas, integrados em acordos e convénios de cooperação científica e tecnológica ou ainda em acordos culturais de natureza bilateral celebrados entre Portugal e outros países ou instituições.